Sin categoría

Plano de Ações da Câmara Argentina Bahia deve incrementar ações em 2017

20841804_1458405724236952_3818236239631704430_n

A CÂMARA EMPRESARIAL DE COMÉRCIO ARGENTINA-BAHIA, CECAB, fundada em 13 de junho de 2017, é uma associação civil, sem fins lucrativos, sediada na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – FECOMÉRCIO-BA, concebida para fomentar e desenvolver o intercâmbio de processos industriais, comerciais, de turismo e de serviços, visando o fortalecimento das relações econômicas, sociais, educacionais e culturais entre a República Argentina e o Estado da Bahia.

A CECAB apresenta, o seu PLANO DE AÇÕES DE 2017, que contempla apoio e promoção nas áreas turística, cultural, esportiva e comercial.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS IDENTIFICADAS PELA CECAB EM 2017

SETOR COMERCIAL

De um modo geral, a recuperação das importações baianas de todas as origens no primeiro semestre de 2017, teve como protagonista a área de insumos para a indústria química e metalúrgica, fertilizantes e combustíveis. A compra de bens de capital também registrou crescimento, impulsionada pela indústria eólica e de transporte de uso industrial. No âmbito comercial, a Bahia registrou um déficit comercial geral de US$ 285 milhões de na sua balança comercial, contudo, nas relações com a Argentina, a Bahia registrou um superávit de mais de US$ 160 milhões.

Na perspectiva das exportações da Argentina alguns produtos registraram crescimento significativo no primeiro trimestre de 2017 como: trigo (56%), Polietileno (289%), leite integral em pó (1622% – em virtude de uma base mais modesta), filé de merluza (60%), entre outros produtos. O setor alimentício, laticínios e peixes principalmente, tem mostrado interesse na importação de produtos argentinos com intuito de ampliar sua oferta de produtos no mercado baiano.

 

SETOR DE CIENCIA E TECNOLOGIA

Há algumas iniciativas sendo tomadas para promover a aproximação no âmbito da ciência e tecnologia entre Bahia e Argentina. Há uma série de reuniões sendo desenvolvidas entre o Consulado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do governo do Estado no intuito de buscar parcerias de inovação no Parque Tecnológico e na incubação de novas empresas. Há ainda interesse no intercâmbio de conhecimentos em matéria de biotecnologia do algodão, gerando aproximação entre as regiões de Luís Eduardo Magalhaes e do Chaco, na Argentina.

 

SETOR DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO URBANO

No setor de turismo e desenvolvimento, há interesse da Prefeitura de Salvador em aprender com os conhecimentos de Prefeitura de Buenos Aires em relação aos projetos de revitalização turística de “Puerto Madero” e foi proposto um Memorando de Entendimento entre ambas as cidades.

Deja un comentario